Página PrincipalVersão em Inglês

Strategy Research

Quem Somos

Visão Geral

Strategy-Research.com é um site voltado para pesquisa em gestão estratégica, mantido e gerenciado por T. Diana L. v. A. de Macedo-Soares, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Departamento de Administração de Empresas (PUC-Rio/IAG), e autora/co-autora de mais de 155 publicações na área. O site fornece informações e resumos de trabalhos relacionados às pesquisas da Prof. Diana e sua equipe sobre estratégias empresariais e corporativas, alianças e redes estratégicas, gestão estratégica da qualidade, e avaliação e medição de desempenho. Para contatar a Profa. Diana, envie email para tdiana.vanaduardmacedosoares@gmail.com.

Basta clicar nas principais seções para acessar o conteúdo destas. Note que o acesso a algumas das informações nas subseções é restrito a parceiros de pesquisa ou requer uma autorização prévia.



Notícias

Vejam artigo de T. Diana L. van Aduard de Macedo-Soares, "Ensuring dynamic strategic fit of firms that compete
globally in alliances and networks: proposing the Global SNA — Strategic Network Analysis —framework", 
publicado na Revista de Administração Pública - RAP, v. 45, n. 1.p. 67-105, jan./fev. 2011
http://www.scielo.br/pdf/rap/v45n1/v45n1a05.pdf
Trata-se de uma proposta de um arcabouço analítico - modelo/metodologia - para realizar análises estratégicas no caso de empresas que competem globalmente em alianças, na perspectiva da rede que estas configuram.  

Em Notícias em inglês: ou seja na rúbrica NEWS
See article of 
T. Diana L. van Aduard de Macedo-Soares, "Ensuring dynamic strategic fit of firms that compete
globally in alliances and networks: proposing the Global SNA — Strategic Network Analysis —framework" published
in RAP, v. 45, n. 1.p. 67-105, jan./feb. 2011
http://www.scielo.br/pdf/rap/v45n1/v45n1a05.
pdf
At issue is a proposal of a framework to help carry out strategic analyses, from a network perspective, in the case of firms that compete globally in alliances. 

 


 

 

Artigo no Jornal da PUC de abril de 2011 com aula da profa. Diana Macedo Soares.

 

Veja o artigo aqui.


Biografia

 

 

T. Diana L. v. A. de MACEDO-SOARES T. Diana L. v. A. de MACEDO-SOARES é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração de Empresas/Instituto de Administração & Gerência (PUC-Rio/IAG). Também é pesquisadora de produtividade - PQ, nível 1 B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (veja CV Lattes em http://lattes.cnpq.br/5194857133589062), e Coordenadora da área de Administração e Economia da FAPERJ desde agosto de 2012. Entre 1997 e 2003 foi representante do corpo docente do Centro de Ciências Sociais (CCS) no Conselho Universitário da PUC-Rio, e Coordenadora de Pesquisa do Departamento de Administração/IAG. É uma das duas representantes da PUC-Rio no Grupo Executivo da Qualidade - RJ. Atualmente, também é Presidente do Conselho de Administração do Grupo Logical Systems.

Antes de entrar no magistério, exerceu funções gerenciais em duas empresas multinacionais na França e em uma firma de consultoria no Canadá. Também, foi professora na Europa - Helsinki School of Economics - e tem realizado consultorias e auditorias em empresas de grande porte no Canadá, na Finlândia e no Brasil. Em 1994, foi examinadora da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade.

Profa. Diana tem como principais áreas de interesse: a gestão de estratégias empresarias e corporativas, gestão de alianças e redes estratégicas, de melhoria contínua de performance, bem como questões correlatas como avaliação e medição de desempenho, com foco em empresas e organizações líderes, tanto públicas quanto privadas. A maior preocupação tem sido com empresas/instituições que atuam em alianças e redes estratégicas no contexto de globalização crescente, inclusive empresas que competem globalmente. Outra preocupação tem sido com a gestão de mudança estratégica e com a implementação de estratégias de melhoria contínua da performance orientadas para o cliente e outros stakeholders. Nos últimos anos, ela tem pesquisado, dado consultoria e lecionado para executivos, MBAs e doutorandos, em todas essas áreas.

Atualmente, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) da PUC-Rio/IAG, ministra disciplinas e orienta teses/dissertações sobre os seguintes temas: Gestão de Empresas em Alianças e Redes no Contexto de Globalização Crescente; Estratégia Empresarial,  Gestão Estratégica da Mudança, além de Metodologias de Pesquisa. Desde seu ingresso na PUC-Rio foram mais de 90 orientações (dissertações de mestrado e teses de doutorado) concluídas com sucesso.

Tem mais de 160 trabalhos publicados em revistas indexadas nos E.U.A., na Inglaterra e no Brasil, em Proceedings de Congressos internacionais, e como capítulos de livros. Em 1997, foi agraciada com "Citation of Excellence" pelo Anbar Electronic Intelligence, U.K., pelo seu artigo, "Key Quality Management Practices of Leading Firms in Brazil", no The TQM Magazine, Vol. 8 no. 4. Em 2007 e 2009 recebeu o "Best Paper Award" nos congressos internacionais GBATA 2007 e GBATA 2009.
É autora e co-autora dos seguintes 3 livros, i) Práticas Gerenciais de Qualidade das Empresas Líderes no Brasil, Editora Qualitymark 1996 (em co-autoria com D. Lucas), ii) Avaliando o Desempenho da Universidade, Editora PUC-RJ/Loyola, 2004 (em co-autoria com Adriane Cavalieiri e Michel Thiollent) e iii) Três Estratégias para Turbinar a Inteligência Organizacional, Editora FGV, 2004 (em co-autoria com Luiz-Evanio Couto). Também é organizadora (junto com Adriana Hilal) do livro "Gestão em Negócios - Um Enfoque Global", Parceria COPPEAD-UFRJ/IAG-PUC-RJ.

É membro do New York Academy of Sciences, do Strategic Management Society (E.U.A.) do Strategic Planning Society (U.K.), e membro senior (por mérito) do American Society for Quality – ASQ (E.U.A). Tem feito trabalho comunitário, voluntário, como Diretora de Planejamento Estratégico da SOS Animal (Sociedade Brasileira Protetora de Animais e Meio-Ambiente) durante sete anos até 2012. Tem recebido vários prêmios e reconhecimentos, dentre os quais o Prêmio Sexagésimo Aniversário da PUC-Rio, 2001 pela sua destacada atuação no ensino e na pesquisa. Consta do Hall of Fame for Outstanding Achievements – Strategic Management, da ABI, U.S. 1999, e como Outstanding Speaker, IBC, Cambridge, U.K. 2000.

Profa. Diana é doutora (Ph.D.) com a mais alta distinção, pela Universidade de Montreal, Canadá (1981). Tem curso de aperfeiçoamento para professores universitários em Strategy & General Management da Harvard Business School (2000). É filha de diplomata holandês. Depois de ter vivido em oito países do mundo, adotou o Brasil como sua principal residência e se naturalizou brasileira.

Em janeiro de 2005 Diana foi nomeada Cônsul Geral Honorário da Finlândia no Rio de Janeiro e desde 2010 também no Espirito Santo. É membro da Comissão Diretiva do Corpo Consular do Rio de Janeiro.

Para contatar a Profa. Diana, envie email para tdiana.vanaduardmacedosoares@gmail.com




© 2001, T. Diana L. v. A. de Macedo-Soares